IRHPA

Raios-X Digital Simples e Contrastado - Tomografia Computadorizada Helicoidal - Ultra-sonografia Geral - Doppler Colorido e - Mamografia Digital - Radiologia Odontológica

Exames

Raios-X Digital

Raios-X Digital

A Radiologia nasceu em 1895, com o descobrimento dos Raios X por Wilhelm C. Roentgen, e é o mais antigo método de imagem diagnóstica. Muitas modificações acontecerem em mais de um século de história, muitos exames foram criados e muitos desapareceram. Os aparelhos se aperfeiçoaram, e ultimamente, o desenvolvimento da radiologia digital vem dando novo impulso ao método. Com ela, a dose de radiação ao paciente é reduzida, e as imagens são manipuladas em estações de trabalho, computadorizadas.

Os exames radiológicos podem ser divididos em dois principais grupos:

1- Radiologia Simples, que corresponde às radiografias das mais diversas partes do corpo humano, e na sua grande maioria não requerem preparo.

2- Radiologia Especializada, que são radiografias realizadas após preparo e manipulação médica, com uso de contraste, de diferentes maneiras (gastro-intestinal, urogenital, endovenoso, etc.), com imagens específicas ao estudo em questão.

Existem dois tipos principais de contraste em radiologia, o contraste baritado, usado em exames do trato gastro-intestinal, como seriografia, trânsito intestinal e enema opaco, e é um contraste totalmente seguro, sem riscos ao paciente.

Existe tambem o contraste iodado, utilizado para injeção endovenosa em urografia excretora, e em exames de uretrocistografia e histerossalpingografia. Este contraste apresenta um risco potencial muito baixo de reações alérgicas quando usado por via endovenosa. Pacientes com antecedentes de reação alérgica prévia ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, devem informar no agendamento de exames.

Não existem contra-indicações formais à realização de exames de radiologia, devendo ser evitados em pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez. Paciente do sexo feminino em idade fértil e com suspeita de gravidez ou atraso menstrual devem informar ao técnico de exame. Acompanhantes em sala de exames devem ser restringidos ao mínimo necessário e devem usar equipamento de proteção radiológica

O IRHPA conta com aparelhos modernos para a realizaçao de sua radiografia e com qualidade digital. Mais um diferencial do IRHPA para você.

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet