IRHPA

Raios-X Digital Simples e Contrastado - Tomografia Computadorizada Helicoidal - Ultra-sonografia Geral - Doppler Colorido e - Mamografia Digital - Radiologia Odontológica

Exames

Tomografia Computadorizada Helicoidal

Tomografia Computadorizada Helicoidal

A Tomografia Computadorizada (TC) foi um método revolucionário desenvolvido na década de 70, por um cientista chamado Godfrey Hounsfield. Utiliza um aparelho de Raios X que gira ao redor do paciente, realizando imagens radiológicas em cortes que são reconstruídas por um computador. Foi um dos primeiros métodos a permitir imagens do interior do corpo humano.

Desde seu invento até hoje, muito foi aperfeiçoado. No final dos anos noventa, uma nova classe de Tomógrafos vem revolucionando o método, a chamada Tomografia Multislice.

Com ela, os exames são mais rápidos e mais precisos, permitindo reconstruções que melhoram a capacidade diagnóstica. Permitem ainda exames de alta definição de vasos, as angiografias, usadas para diagnóstico e programação cirúrgicas de aneurismas e malformações vasculares. Podem ser feitos exames especiais, como a colonoscopia virtual e estudo do Coração e Coronárias.

As imagens são reconstruídas e analisadas em estações computadorizadas, com diferentes reconstruções, incluindo tridimensionais. O exame é realizado com o paciente deitado, numa maca especial, que se movimenta por dentro do aparelho.

É importante que o paciente se acomode bem, fique relaxado e imóvel, seguindo com atenção as orientações do técnico. Em alguns dos exames de TC é utilizado o contraste iodado endovenoso.

Este contraste é extremamente seguro, mas apresenta um risco potencial muito baixo de reações alérgicas quando usado por via endovenosa. Pacientes com antecedentes de reação alérgica prévia ao uso de contraste, incluindo crises de falta de ar, coceira na garganta e pelo corpo, devem informar no agendamento de exames.

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet