IRHPA

Raios-X Digital Simples e Contrastado - Tomografia Computadorizada Helicoidal - Ultra-sonografia Geral - Doppler Colorido e - Mamografia Digital - Radiologia Odontológica

Exames

Mamografia Digital

Mamografia Digital

A Mamografia é o exame radiológico especial das mamas, realizado em aparelho próprio, o Mamógrafo, com baixa dose de radiação. Por ser o principal exame de rastreamento do câncer de mama, é recomendado anualmente ou a cada dois anos, sob orientação médica, para mulheres com idade superior a 40 anos.

O desenvolvimento da Mamografia Digital tem permitido a realização de exames com melhor definição, auxiliando a detecção precoce do câncer de mama.

O exame é realizado após o posicionamento das mamas no aparelho e compressão gradual, em pelo menos duas posições diferentes para cada lado. Compressões localizadas e ampliações podem ser realizadas a pedido médico, para maiores esclarecimentos. O posicionamento deve ser o mais correto possível, permitindo a visualização de todo o tecido mamário, inclusive na região das axilas.

A compressão deve ser gradual e completa, permitindo o espalhamento das estruturas, evitando falsas imagens e reduzindo a dose de radiação. A colaboração da paciente no exame é fundamental, mantendo-se relaxada e atenta às orientações.

A maioria das pacientes sente algum desconforto na compressão, o que é variável de pessoa a pessoa, podendo haver dor, de leve a moderada intensidade. No entanto, é importante que se saiba: é justamente a compressão que permite a redução da radiação e uma maior riqueza de detalhes nas imagens.

Podemos assegurar que a compressão não é perigosa, não causa mal algum às mamas e que a sensação dolorosa não demora a passar. A mamografia também pode ser utilizada para procedimentos, como biópsias e agulhamentos (estereotaxia mamária).

e-box - Sitevip InternetSitevip Internet